Apresentação

#

Diga “NÃO!”: Estabeleça e defenda seus limites

VOCÊ DIZ “NÃO” SEMPRE QUE TEM VONTADE?

#

Não? Nem eu. Difícil, aliás, que haja pessoa inserida na sociedade que consiga fazer isso. Mas o problema maior não é esse. A questão é que, muitas vezes, dizemos “sim” quando queremos dizer “não”. Quem nunca se recriminou por agir assim? Não sofreu com o conflito da vontade de se posicionar com a incapacidade de fazê-lo? Quem não se censurou por não ter dito “não” em resposta à solicitação inoportuna? Pois é. E aí? Mais um livro de autoajuda que ensina como se deve mudar o comportamento, sugerindo que é uma tarefa fácil? Não, definitivamente não. Desses, já temos grande número.

Problemas emocionais, comportamentais e relacionais não são solucionados com receitas genéricas e impessoais. Mas, há a possibilidade de se capacitar a dizer “não” com firmeza, segurança e assertividade. Você será apresentado a conceitos balizadores para que se situe e inicie sua jornada de autodescobrimento e aperfeiçoamento da capacidade de dizer “não” bem ditos, acompanhando arquétipos ao longo do livro, que irão ilustrar a forma com que a maioria das pessoas tendem a lidar com o “não” em seu cotidiano, e como se valer dessa poderosa ferramenta.

Ano de publicação: 2025

#

ENTRE VÍRGULAS: REFLEXÕES SOBRE FATOS E CONCEITOS

Nos anos que separam a publicação deste livro do meu anterior (Pensamentos críticos), dos quais fez parte a perturbadora pandemia de COVID-19 – e por causa dela –, cresceu minha convicção no quanto o conhecimento, o autoconhecimento, a autocrítica e a busca por significado de ocorrências inesperadas da vida são condições necessárias para a transformação de seres humanos em pessoas responsáveis.

Por que “Entre Vírgulas”? Simples. Porque nessa obra faço uso frequente desse recurso estilístico e porque reflexões são mesmo interpoladas entre fatos e conceitos, pausas para pensar e situar-se, para e até que se ache um rumo.

As cinco seções do livro – Psiquiatria, Medicina, Emoções, Filosofia e Miscelânea – podem ser lidas separadamente. São interrelacionadas, mas autônomas. Também, dentro de cada uma delas, os tópicos são independentes e podem ser lidos de forma aleatória. Por outro lado, o conjunto do livro insere-se dentro de um todo – reflexões a respeito do que li, vi, escutei e vivi – que, espero, seja coerente.

Ano de publicação: 2023

#

Pensamentos Críticos

Em tempos de tantas fake news, a compilação de informações confiáveis, analisadas e ponderadas é um privilégio. O leitor poderá até não concordar com eles – aliás, nem é o que se espera, pois, como bem sabemos, a unanimidade é burra –, mas os pensamentos críticos aqui reunidos merecem respeito justamente pelo que são: produto de trabalho mental concentrado, focalizado, depurado e sintetizado em formulações objetivas. As reflexões contidas neste livro estão organizadas em cinco seções – Psiquiatria, Medicina, Emoções, Filosofia e Assuntos diversos –, que podem ser lidas separadamente. São inter-relacionadas, mas autônomas. Em cada uma delas os tópicos são independentes, prestando-se a leituras aleatórias. Dessa maneira, mesmo que passando os olhos desordenadamente pelas suas páginas, o leitor encontrará algo que o faça pensar e algum conhecimento será adquirido.

Ano de publicação: 2019

#

A Grande Obra

O livro apresenta uma abordagem diferente sobre a interferência negativa que algumas emoções podem ter no comportamento e nas relações interpessoais, a ponto de destruir sonhos e projetos de vida. O objetivo é contribuir para que as pessoas identifiquem essas emoções em si mesmas e transformem-nas em sentimentos, primeiro passo para seu manejo e direcionamento.

Ano de publicação: 2016

#

Ansiedade e Transtornos de Ansiedade

"Quanto mais se sabe sobre um problema, maior a chance de resolvê-lo satisfatoriamente" é a premissa dessa obra, que aborda o tema de maneira ampla e inovadora: faz, de fato, uma ponte entre a pesquisa básica e a clínica, ideal muito propagado, mas pouco visto na prática. Esta obra foi coeditada com o professor Frederico G Graeff e é destinada à residentes em psiquiatria, médicos de outras especialidades e profissionais de saúde mental.
Ano de publicação: 1997

#

Entendendo os Transtornos Mentais

Os transtornos psiquiátricos, como as doenças em geral, têm melhor prognóstico se identificados no seu início, quando surgem os primeiros sintomas. Por isso, é importante que as pessoas conheçam as características dos quadros mais frequentes. O livro foi organizado em parceria com João Alberto Carvalho, Marco Antonio Brasil e Antonio Leandro Nascimento, sendo voltado para a população geral. O objetivo desta obra é informar e esclarecer sobre os transtornos mentais.
Ano de publicação: 2010

#

Transtornos de Ansiedade – 2ª edição

Nas palavras do Professor Titular de Psiquiatria da Unifesp, Jair de Jesus Mari “O livro fornece uma contribuição importante para se conhecer a história, as teorias que explicam a função da ansiedade na humanidade e as fronteiras entre o normal e o patológico. Encontra-se nele uma compilação ampla de conhecimento clínico e de pesquisa básica, em sintonia com o que há de mais sólido na produção científica internacional”. Esta obra foi coeditada com o professor Frederico G Graeff.
Ano de publicação: 2012